segunda-feira, 14 de agosto de 2017

BOTÂNICA

1- PANC´s - PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS

Você já deve ter ouvido o quanto uma alimentação a base de vegetais é saudável. Agora é possível aumentar o cardápio de opções com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS). 
São plantinhas que crescem naturalmente em campos e outros tipos de terrenos e, também, alguns vegetais que eram utilizados apenas para enfeitar ambientes (ornamentação). Há muita coisa gostosa e nutritiva entre as PANCS. Porém, isso não significa que agora poderemos sair à cata de quaisquer plantas que nascem nas calçadas e recintos das cidades...
Neste sentido, o Instituto Kairós preparou este ótimo material destinado a nos ensinar mais sobre as PANCS. 

Capa do Guia Prático de PANC do Instituto Kairós.

Acesse o link abaixo e faça download da cartilha sobre PANCs. E caso utilize este texto em seus trabalhos, não esqueça de mencioná-lo nas referências bibliográficas.
http://institutokairos.net/wp-content/uploads/2017/08/Cartilha-Guia-Pr%C3%A1tico-de-PANC-Plantas-Alimenticias-Nao-Convencionais.pdf


2 - PLANTAS TÓXICAS



Elas são bonitas e enchem nossas casas de cores. Porém, escondem ciladas que sequer imaginamos!
São as plantas tóxicas. Vegetais que possuem substâncias químicas capazes de causar envenenamento em seres humanos e animais domésticos. 
Criancinhas são mais vulneráveis a acidentes com esses tipos de plantas. Casos de ingestão de folhas da planta comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine) são bem comuns.

Planta de comigo-ninguém-pode florescendo.

Link com manual técnico sobre plantas tóxicas.

http://www.respostatecnica.org.br/dossie-tecnico/downloadsDT/NTcwNg==


Fascículo da USP com informações sobre plantas tóxicas, produção de álcool e sacarose a partir da cana-de-açúcar, entre outros...
http://felix.ib.usp.br/Botanica_Cotidiano.pdf

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA - ANATOMIA DA FLOR

 Materiais:
- Galhos tenros com flores (Hibisco, Alamanda ou Lírio). Para ajudar na identificação, observe as fotos abaixo. 
- Palito de dente.
- Pincel fino.
- Lupa.
- Pinça (pode ser de sobrancelhas).
- Papel sulfite.
- Lápis colorido (opcional).


 Alamanda - Allamanda cathartica

 Lírio (Lilium sp.).

Hibisco (Hibiscus sp.) - Malvácea "aparentada" com a planta do quiabo.

Flores de ipê também poderão ser usadas na aula prática.

Dúvidas possíveis:

Deverei levar uma flor de cada espécie mostrada nas fotos?
R: Não. Escolha a variedade mais fácil de obter.
Quantas devo coletar para levar à aula? 
R: No máximo três, de preferência situadas num mesmo ramo/galho.

Providenciar os materiais conforme data agendada em sala de aula. As instruções relacionadas à prática ocorrerão no respectivo tempo e local. Para isso será disponibilizado um roteiro, a ser colocado no quadro de vidro na hora da aula.




ATIVIDADE 01


Atenção: usar primeiro nome ou AVATAR  escolhido na sala.


Início: 22/09/2017
Encerramento: 01/10/2017


As plantas "possuem notável importância biológica, econômica e cultural. Sem as plantas, por exemplo, a vida dos animais seria impensável. Entretanto, algumas plantas possuem princípios ativos entorpecentes, cujo uso, tem viciado pessoas e propiciado vastos dissabores para muitas famílias e sociedade em geral, promovendo enorme violência e marginalidade em todo o mundo".

a) Plantas com substâncias entorpecentes ilícitas: maconha e coca.
b) Consumo de tabaco e derivados.
c) Intoxicações por agrotóxicos, no cultivo de lavouras.
d) Ingestão de plantas tóxicas ou contato da pele: comigo-ninguém-pode, trombeteira, coroa-de-cristo, avelós, mamona, rosa do deserto, espirradeira, vinca, copo de leite.
e) Gramíneas perenes altas: Saccharum sp. - cana-de-açúcar: fonte do AÇÚCAR de mesa (sacarose) vastamente consumido na dieta humana e associado ao diabetes; e o ETANOL ( a forma hidratada é a mesma de bebidas alcoólicas, cujo abuso leva ao alcoolismo e danos permanentes à saúde, além de expor os consumidores abusivos à situações perigosas para si e terceiros, como acidentes de trânsito).

Escolha um dos itens acima de "a" a "e" e faça um comentário sobre os perigos citados, com um mínimo de 10 linhas.
Não use nomes de terceiros ou lugares específicos! 
Comentários com teor discriminatório ou que façam apologia ao uso de entorpecentes serão retirados do blog. É permitido replicar (responder) os comentários dos colegas. Isso inclui uso de links externos e fotos. Cuidado com imagens chocantes. São dispensáveis.
Brincadeiras ficam para outro momento. Vale até 2,0 pontos.


57 comentários:

  1. Nossa! A cana-de-açúcar é muito benéfica para fornecer açúcar e álcool. Ambos são muito uteis, mas o uso inadequado dessas substâncias para consumo humano pode trazer danos à saúde [TESTE].

    ResponderExcluir
  2. AS POSTAGENS ESTÃO FUNCIONANDO!!! MÃOS À OBRA PESSOAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maconha é a única droga considerada de baixo risco,ela é 114 vezes menos letal que a cerveja,na minha opinião o uso de maconha não faz mal,ou esse quesito de "a partir da maconha tu se torna dependente de outras drogas" acho nada haver,pq não é so apenas atravéz da maconha que voce contato outras drogas, lembrando que refrigerante,cerveja, cigarros,entre outros são drogas,e a maconha é uma erva medicinal que pode usar na cura de doenças.
      Gabrielly Vasconcellos 2° I

      Excluir
  3. A respeito das drogas penso que são coisas que não só prejudicam o usuário mas também aos que estão ao seu redor, a droga é hoje em dia um mal que desgraça o mundo destruindo muitas vidas. Realmente as drogas são tudo isso, esse é um tema muito polêmico, as pessoas pensam que as drogas são a resposta para os problemas delas mas no fim essa é a situação difícil para se resolver. Este é um grande drama que a sociedade vem vivendo atualmente. Além de que isso até mesmo promove a violência e o caos. É algo bem triste mas é a realidade. E também faz muito mal a saúde.
    Mas respeito quem usa uma maconha.

    ResponderExcluir
  4. A respeito das dogras eu penso que as pessoas tendem a considerar as questões de uso, abuso e dependência de drogas como algo relacionado unicamente a substância (atribuindo o "problema" às drogas - como se tivessem vida própria), ou ao indivíduo (rotulando-o de sem-vergonha, doente, desocupado, marginal, criminoso) ou a sociedade (conferindo todas as responsabilidades - e culpas - ao governo, ao traficante, à família).

    Aluna:Gabrielly Carolinny 2 ano I

    ResponderExcluir
  5. B: R Sim No entanto, é comum os fumantes largarem o cigarro industrializado e partirem para outras formas de consumo do tabaco, como charutos, narguilés , que também são perigosas. "As pessoas tem uma ideia de que apenas cigarro industrializado é que faz mal, porém todas as formas de fumo são derivadas do tabaco e nenhuma delas é segura ou isenta de dano", isso está mas que afirmado sobre Estudos sobre Álcool e Drogas. As doenças relacionadas ao tabaco são diversas: aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, cerebral, , elevação do colesterol ruim menopausa precoce, gastrite, gástrica, enfisema pulmonar, bronquite enfim obliterante, obstrução progressiva das artérias quee e podem culminar em amputação e câncer no fígado, rins, coração e pulmões, e além dos sintomas agudos comoo irritações , na garganta e nos olhos, tonturas e dor de cabeça. Entenda-se como cada que forma de consumo de tabaco é ruin à saúde e larga a todos os vícios
    Isso prejudica a saúde como acima está dizemdo diga não a morte e diga sim a vida com saúde eterna ..
    Aluna:LARISSA e Amanda 2 k

    ResponderExcluir
  6. Açúcar em excesso faz mal. Consuma com moderação.

    ResponderExcluir
  7. Em questão das drogas é lamentável aus usuários que tentao sair dos vicios mais poucos conseguem, ou seja só os "fortes". A maconha é realmente muito viciante, uma droga que acaba com o corpo humano que deixa as pessoas
    desnutrida e a-leva ao rumo da rua e também deixa os usuários loucos falando sozinho, porém a maconha não é nada mais nada menos doque um remédio para acalmar pessoas que tem sertos problemas de cabeça ou seja os "loucos"psicopata.quem usa esses entorpecentes pode muito bem saber que essas substâncias não fais bem a saúde e numca vai fazer,mais mesmo assim certas pessoas não ligao ao perigo e aos prejuízos que podem oferecer a sua única saúde..

    Aluno:walace 2 ano k..

    ResponderExcluir
  8. Pergunta (a)
    •Tipos de tabacos: cigarro, narguilé, charuto, cachimbo e rapé
    •Principais causas do consumo do tabaco seria: aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação do colesterol ruim (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença obstrutiva arterial periférica, tromboangeite obliterante, obstrução progressiva das artérias que pode culminar em amputação e câncer no fígado, rins, coração e pulmões, além dos sintomas agudos como irritações nasais, na garganta e nos olhos, tonturas e dor de cabeça.
    - O consumo de tabaco afecta os nervos e faz com que o ritmo cardíaco seja irregular, encolhe os pequenos vasos sanguíneos na pele, e aumenta a pressão arterial.O fumador morre cada vez mais cedo pois sofre de doenças cardiovasculares e contrai cancros diversos, como o da boca, laringe e do pulmão. O cancro do pulmão é a principal consequência do consumo do tabaco.

    Alunas: Bianca e Rita

    ResponderExcluir

  9. A respeito das dogras eu penso que as pessoas tendem a considerar as questões de uso, abuso e dependência de drogas como algo relacionado unicamente a substância (atribuindo o "problema" às drogas - como se tivessem vida própria), ou ao indivíduo (rotulando-o de sem-vergonha, doente, desocupado, marginal, criminoso) ou a sociedade (conferindo todas as responsabilidades - e culpas - ao governo, ao traficante, à família).

    Renan 2°J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PLÁGIO DETECTADO!!! VOCÊ SERÁ PENALIZADO COM O NÃO ACRÉSCIMO DO BÔNUS EM SUA MÉDIA BIMESTRAL.

      Excluir
  10. A respeito das drogas, eu penso que cada dia mais pessoas estão sendo influenciadas a usar e acabam morrendo por causa de doenças pulmonares e doenças no coração.
    As pessoas que influenciam as outras a usar as drogas, elas são influenciadas por outras pessoas e assim em um ciclo infinito, Mais por outro lado a maconha de uso certo pode salvar vidas e também curar com o tempo a doença do mal de Parkinson. Leonardo 2°J

    ResponderExcluir
  11. Se as drogas causassem danos "apenas" em seus usuários, eu até concordaria com sua liberação, o problema é que quando um viciado enche a cara, fuma uns "baseados", fuma seus "cigarrinhos", cheira seus "pózinhos" e etc, eles não estão prejudicando a si só, estão causando danos em muitas outras pessoas.
    Seus parentes, as famílias daqueles que nos momentos de "viagem", eles costumam tirar a vida e etc.

    Acho que muitas pessos começam a fumar para "parecerem adultas" e a partir daí, vicíam; os alcólatras começam a beber pelo mesmo motivo, para durante as conversas parecerem os maiorais...bom e oque eu penso:(solange 2j)

    ResponderExcluir
  12. É comum o uso de agrotóxicos na agricultura não somente no nosso país, como no mundo todo. Geralmente usados para evitar algum tipo de praga em uma plantação, esses produtos acabam sendo utilizados inadequadamente, gerando riscos à saúde das pessoas.A cana-de-açúcar é muito benéfica para fornecer açúcar e álcool.
    As mortes e intoxicações pelo uso desses produtos acabaram tornando-se um grande problema de saúde pública.

    Aluna:Luenia 2°J

    ResponderExcluir
  13. (B) R:O tabaco é responsável por cerca de seis milhões de mortes em todo o mundo. No Brasil, estima-se que o tabagismo seja responsável por 200 mil óbitos ao ano. O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica — resultante da dependência à droga nicotina — e um fator de risco para cerca de 50 doenças, dentre elas, câncer, DPOC e doenças cardiovasculares. Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator de risco importante para o desenvolvimento de outras doenças, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças. Alisson Alessandro 2°J

    ResponderExcluir
  14. BOM DIA CAROS. PENSO QUE É POSSÍVEL UTILIZAR IDEIAS DE TERCEIROS NA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, PORÉM, ELES DEVERÃO SER CITADOS NO EXCERTO. REPRODUZIR OPINIÕES DE TERCEIROS SEM CITAR FONTES É PLÁGIO.

    ResponderExcluir
  15. A maioria das pessoas começa a usar drogas na adolescência, muitas vezes com os amigos da escola. Usar droga, nesse contexto, é encarado por muitos jovens como uma espécie de ritual de passagem obrigatório, que geralmente não sabem que esta é a fase mais vulnerável de sua vida aos riscos trazidos pelo uso.
    Renan 2° J

    ResponderExcluir
  16. É muito comum o uso de agrotóxicos na agricultura não somente no nosso país, como no mundo todo. Geralmente usados para evitar algum tipo de praga em uma plantação, esses produtos acabam sendo utilizados inadequadamente, gerando riscos à saúde das pessoas. As mortes e intoxicações pelo uso desses produtos acabaram tornando-se um grande problema de saúde pública. O uso de agrotóxico como disse anteriormente o uso acaba afetando a saúde não somente das pessoas como também de alguns animais. Hoje em dia, é raro achar nos grandes supermercados (e até nos sacolões e estabelecimentos menores, como mercearias e padarias de bairro) frutas, verduras e legumes livres de agrotóxicos. Entretanto, riscos como problemas de saúde são enfrentados pelos indivíduos por consequência do uso excessivo de alimentos contaminados, problemas como: câncer, intoxicação alimentar por conta dos alimentos e aborto ou má formação no feto (nas gestantes).


    Ligya Sampaio
    2°J

    ResponderExcluir
  17. André luiz cardoso martinelli28 de setembro de 2017 às 18:23

    A respeito das plantas entorpecentes "drogas ilicitas" tais citadas como a coca e a maconha em forma de (planta)
    Acho que não exista somente máleficios prejudiciais à saúde ao subconsciente.
    Acredito que tais plantas possuem grande poder de cura grande riqueza medicinal e uma vasta qualidade de exploração para o mundo medicinal
    Descobrindo assim várias outras maneiras de se criar um novo medicamento uma nova cura a doença
    Em fim. essas plantas além de entorpecentes possuem uma riqueza medicinal como já dito
    Acho que talvez devêssemos quebrar esse tabu com a folha da Coca e a da maconhá porém com finalidade para a medicina e a usos medicinais como medicamentos e curas
    Talvez seja um novo passo a todos nós se permitirmos a exploração dos nutrientes e das propriedades que essas plantas possuem.
    Assim nos permitindo a inovação no ramo medicinal.
    Tudo é questão de preconceito muito das vezes.
    Mas além dos benefícios temos os máleficios trazidos com o uso mal feito dessas plantas e das propriedades que elas possuem
    Trazendo vícios e dependências químicas fortíssimas e perigosas a curto ou a longo prazo, tendo em vista assim somente o uso medicinal e "Jamais" recreativo dessas plantas com alto índice de dependência ao usuário ou até mesmo muitas das vezes ao paciente se o medicamento não for usado de forma certa ou não passado por uma avaliação. (ANDRÉ LUIZ CARDOSO MARTINELLI"2J")

    ResponderExcluir
  18. O vício em drogas ilícitas é tão grande que pode ser considerado um problema de saúde e segurança pública. Infelizmente, os jovens estão cada vez mais vulneráveis a esta situação.
    O grande desafio é identificar quais são os motivos que levam uma pessoa ao vício e à dependência de drogas, que certamente irão gerar distúrbios de ordem emocional e familiar, além das já vividas inseguranças típicas da adolescência.
    Hoje, 6 milhões de pessoas são dependentes de drogas ilícitas em todo o mundo e o início se dá, normalmente, com o uso da maconha na adolescência
    Acredita-se que boa parte destes adolescentes tem idade inferior a 12 anos, e maior chance de dependência se comparado aos adultos, o que torna muito grave o uso precoce da droga.
    Temos que acabar com esse mal q esta destruindo as familias

    ResponderExcluir
  19. B)
    O uso abusivo do tabaco está caracterizado atualmente como uma epidemia mundial, assumindo um caráter de problema de saúde pública. Existem inúmeros motivos que contribuem para predeterminar o indivíduo ao hábito de fumar cada vez mais prematuro, entre eles a exibição das propagandas veiculadas na mídia, pode ser considerado um fator de risco para o consumo/dependência da nicotina. Diante da complexidade de sentidos e significados que envolvem o tabagismo, este estudo objetivou fazer uma reflexão acerca do discurso antitabagista apregoado na série “Brasil sem cigarro”, a qual vinha a propor o auxílio aos brasileiros praticantes do tabagismo a se “libertarem da dependência” do cigarro e das consequências causadas pela adoção desse estilo de vida. Foi empregada uma análise qualitativa de discurso da série “Brasil sem cigarro”, exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, no ano de 2011. Nesse estudo foi possível observar que a série Brasil sem Cigarro acaba viciando as pessoas a visar apenas os aspectos patológicos, além do fato de apresentar o tabagista como um incômodo para a sociedade.
    Max William 2¤ ano j

    ResponderExcluir

  20. C)
    O uso de agrotóxicos, na maioria das ve­zes, é necessário para o cultivo da lavou­ra, entretanto, sua composição pode tra­zer consequências prejudiciais à saúde dos trabalhadores rurais. A não utilização de EPIs por parte de muitos agricultores con­tribui diretamente para esta questão, sendo a falta de informação sobre a corre­ta manipulação dos agrotóxicos fator preponderante para a contaminação do operador.
    Pedro Lucas e Keytty Edrielly 2°K

    ResponderExcluir
  21. C) Intoxicações por agrotóxicos, no cultivo de lavouras.
    O Brasil está entre os principais consumidores mundiais de agrotóxicos. A crescente produtividade agrícola no país é fator essencial,Para atingir os níveis esperados de produção, a utilização de agrotóxicos é prática comum. Os agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção,e podem causar intoxicação aguda, fatal ou não, em que os sintomas aparecem subitamente.
    FORMAS DE REDUZIR A UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS :
    USO DE CONTROLE BIOLÓGICO - A técnica se baseia na introdução de predadores, parasitas ou patógenos das pragas presentes no campo.
    SISTEMA PLANTIO DIRETO PARA REDUZIR A UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS - O sistema plantio direto passou de uma simples técnica de se semear diretamente sobre a palha para um sistema completo, envolvendo aspectos que vão desde a semeadura até o controle fitossanitário da lavoura.
    MANEJO INTEGRADODE PRAGAS E DOENÇAS - Consiste em um conjunto de diferentes práticas, incluindo as anteriormente citadas, para proporcionar o controle de pragas de maneira sustentável e reduzir as aplicações de agrotóxicos na lavoura.
    AVATAR : DOIDERA,2 ANO K

    ResponderExcluir
  22. Assunto sobre as drogas a droga ela e uma substância química, que tem varios tipo pra mim , isso tinha que ser liberado pra acabar os traficante , por que muitos estão ai não por culpa de traficante nem politica nem governo é sim por que quis usar, por querer experimentar tem varias vez que e incentivado por amigos , mas você so usa ou experimenta se você quiser ,por que ninguém te força nada ! JOÃO VICTOR 2°I

    ResponderExcluir
  23. B) O consumo do tabaco e seus derivados geram graves sequelas entre seus usuários pois contribui para o surgimento de uma série de patologias referentes ao sistema cardíaco e respiratório. O que mais assusta é o número de jovens que aderiram o tabaco em suas vidas e deixaram que o vício tomasse conta do organismo. Outro fato interessante de se citar é que é que após o vício isso pode afetar no desempenho escolar. - o mesmo acontece com qualquer outra droga - pq acaba debilitando o corpo e a mente da pessoa.
    É esperado que o número de fumantes não aumente para que a expectativa de vida não diminua principalmente entre os jovens.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Imagine tomar um galão de cinco litros de veneno a cada ano. É o que os brasileiros consomem de agrotóxico anualmente
    Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos.
    O uso dessas substâncias está altamente associado à incidência de doenças como o câncer e outras genéticas.
    Aluno:#Adriano2anoI

    ResponderExcluir
  27. AVATAR: Gattes, 2ºAno K
    a) Plantas com substâncias entorpecentes ilícitas: maconha e coca.

    Desde descobertas, as plantas com efeitos entorpecentes foram incríveis no começo, como a coca, usada por civilizações e também usadas por religiões, pelos efeitos "positivos" que elas causam e também vários efeitos benéficos para nosso organismo, como ajuda na formação das células musculares, e na prevenção de gastrite e úlceras, e etc, não só a coca mas como também a maconha que tem um bom efeito medicinal que pode tratar dores crônicas, então o uso dessas plantas para fazer drogas teve um efeito positivo no inicio, mas passou a ser proibida pelos seus efeitos negativos que causavam a nosso organismo, e acabaram "aprimorando" elas para que tenham um efeito de sensação melhor no nosso corpo, mas elas geraram vicio nas pessoas pela quantidade alta de dopamina, fazendo com que diminuíssem por equilíbrio a produção natural de dopamina, deixando dependente, fora que apesar dos bons efeitos, os efeitos negativos são piores e pelo vicio, acaba-se necessitando consumir cada vez mais para conseguir equilibrar a dopamina do organismo, facilitando a depressão e deixando com uma péssima aparência física, podendo levar até mesmo a óbito.

    ResponderExcluir
  28. Algumas pessoas recorrem as drogas para tentar resolver dificuldades afetivas, familiares e sociais. Desta forma,têm sensações de prazer e poder. O uso continuado de drogas altera o equilíbrio do organismo, que se adapta à presença da substância química. Os usuários tendem a aumentar as doses para manter o seu efeito. Quando a dependência atinge estágio avançado,a ausência da droga causa vários problemas ao organismo do usuário, podendo leva-lo até a morte. As drogas causam uma doença chamada de dependência química. Esse é um problema que, tendencialmente, surge na adolescência período conturbado em virtude da transição para a vida adulta.
    Geovanna 2i

    ResponderExcluir
  29. A droga nos dias atuais, dividem opiniões,temos as lícitas e as não lícitas, mas as atenções se voltam todas na sua grande maioria para as ilícitas,as drogas tem uma certa facilidade de entrada no Brasil,tamanha a dificuldade de monitoramento e contenção em locais extensos de fronteiras secas,ela não escolhe cor,classe ou idade,todos estão propícios a tal causa impactante, tão impactante que causa pavor na sociedade destrói familias e compromete o futuro de quem usa e envolve seus ente queridos,todos temos ao menos uma experiência para relatar , seja alguém da família ,um amigo ou ate mesmo em um programa de TV , já levaram pessoa famosas , pessoas comuns ,tanto da alta sociedade como pessoas humildes ,interfere na gestação colocando os bebês em risco ,mas existem países que a droga é proibida assim também como existe paíse que elas são usadas como remédio medicinais , mesmo com tantas informações a droga só vai aumentando com forme o tempo com nomes diferentes.
    Emylayne Tibaldi 2i

    ResponderExcluir
  30. C_ O agrotoxicos, esta trazendo prejuizo para as pessoas, na plantação de legumes e frutas, as plantações estão sendo mais rapido com os formois, e isto ta trazendo prejuizo pra saúde das pessoas. Os formol nao é compativel com o corpo humano, pois é um tipo de medicamento compatível, seu risco sao as contaminação, se ele chegar a contaminar aquifero que é abaixo do lençóis freaticos, pode acontecer uma tragédia sem precedentes.. Avatar: vegétos 2°K vespertino

    ResponderExcluir
  31. A: A maconha e a coca tem características em comum, são vegetais, que pode ser cultivada a planta pelo homem, o que é ilícito, mas mesmo assim cultivam e refinam para o uso alucinógeno, prejudicial a saúde e viciante, é algo a ser combatido pois tem destruído varias familias com os atos dos viciados, quem fazem de tudo para o uso da droga. O bom da planta Cannabis sativa, ou Maconha é que pode ser usada como planta medicinal para diminuir a dor crônica, combater crises de epilepsia, sendo útil para ajudar a tratar diversas doenças como Síndrome de Hett, Alzheimer, Depressão e Esclerose múltipla. A Maconha pode ainda ser usada para outras coisas, como diminuir os efeitos da quimioterapia e da radioterapia em pacientes com câncer. Tem seu lado bom e seu lado totalmente ruim.
    Avatar: Trinca 2ºK Paulo Campos, Lucas Eduardo e Fabio Gabriel

    ResponderExcluir
  32. A maioria dos indivíduos que usa drogas, como bebida alcoólica, cigarro de tabaco, entre outras, afirma que só faz uso socialmente. Isso não é verdade. O fato é que o uso, o abuso e a dependência de drogas são fenômenos complexos e envolvem múltiplos fatores, como a predisposição do indivíduo, a quantidade de drogas utilizada, a via de administração e o ambiente. Existem diferentes tipos de usuários: o experimentador, o abusador e o dependente.
    Dependência de álcool, ou alcoolismo, é uma falha de caráter e o tabagismo, ou a dependência de nicotina é apenas um hábito. Essa é uma afirmação falsa. A dependência é uma doença crônica e recorrente, independentemente do tipo de droga, que precisa de diferentes recursos para estabilizar-se. A família é parte muito importante desse processo.
    Ariam Reynaud 2°J

    ResponderExcluir
  33. A- As plantas com substâncias entorpecentes são de muita discussão na sociedade, pelo fato de causarem riscos para a saúde e vida das pessoas. A maconha e a coca são muito usadas no país, mesmo ocorrendo um intenso combate a elas. Esse vício causado pela droga traz imensos problemas tanto para o dependente quanto para as pessoas a sua volta, pois o vício pode tornar a pessoa agressiva, prejudica a saúde mental e física, tende a abandonar a família, estudos e em algumas vezes entram no caminho da criminalidade, terminando presos ou resultar em tragédia maior. Como pode ser visto, essas drogas ilícitas afetam imensamente a vida dos dependentes, tornando um perigo não só para eles, mas para a sociedade também. Dessa forma é preciso que sejam tomadas certas medidas para ajudar a combatê-las como o diálogo e apoio da família, ensinar sobre o mal das drogas em casa e nas escolas, ter uma melhor disponibilidade de tratamento pelo governo e estar atento a qualquer mudança de comportamentos ou aspectos suspeitos na pessoa.
    ~Adrianne Alves ~2º Ano I

    ResponderExcluir
  34. O uso e abuso de drogas sempre foram um problema para saúde da sociedade em geral, esse tipo de entorpecente é como uma porta de entrada para outros tipos de drogas muito piores. Ela tem efeitos alucinógenos, distúrbios, dificuldade de aprendizagem, doenças pulmonares, baixa resistência a doenças e o próprio vicio, a maconha e a coca são as drogas geralmente mais utilizadas no mundo todo pelo fato de ter um preço barato e fácil de conseguir, as pessoas se interessam nela pelo motivo de ''relaxar'' o indivíduo mas que em troca disso tem outras desvantagem que podem acabar matando o indivíduo. Mesmo sendo um entorpecente que faz muito mal, se bem utilizado pode-se usar em remédios para curar doenças ou assuntos do gênero. Aluno : Gênesis 2 I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tema A - Plantas com substâncias entorpecentes ilícitas: maconha e coca.

      Excluir
  35. (C) O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos, mas não podem excluir que existe preocupação devido ao uso desses produtos, que afetam negativamente a saúde de trabalhadores rurais, consumidores e o meio ambiente.
    O fato de serem amplamente usados, leva a estudos que informam que os casos de intoxicações não são poucos, causando dermatoses, cânceres etc. Além de contaminar a água e o ar.
    Pesquisas apontam que a baixa escolaridade pode ser um problema, pois impossibilita a compreensão do rótulo do produto. E que há pouca conscientização sobre o uso dessas substâncias. Enquanto isso, as populações tentam amenização a situação, lavando bem seus alimentos.

    Referências: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232007000100008&script=sci_abstract&tlng=pt
    http://www.hortadavovo.com.br/o-perigo-dos-agrotoxicos

    Ranyelle Caroline - 2º I

    ResponderExcluir
  36. (d)
    comigo-ninguém-pode.

    Alguns estudiosos acreditam que ao ingerir essa planta causam uma irritação insuportável, alem disso é apresentado uma substancia chamada dumbcaína, responsável pela pela reação alérgica.É incrível o quanto essa planta é perigosa, mesmo bela pode prejudicar uma vida, pois é uma planta muito encontrada nos jardins brasileiros, estando próximo das inocentes crianças, quando perto dessas belezas naturais, é evidente que se não for dado a devida atenção, pode se tornar um problema grave, tendo como casos de de intoxicação, por crianças atraídas pela beleza das folhas, podendo notar sintomas como dor,inchaço do local,além da náusea e vomito, inclusive mortes já foram relatadas por causa desse vegetal, principalmente pela obstrução do sistema respiratório causado pelo inchaço, alem disso e notado irritação e lacrimejamento. Aluno: Isaque 2 I

    ResponderExcluir
  37. b) Consumo de tabaco e derivados.

    O tabaco esta cada dia mais presente no dia a dia das pessoas, normalmente as pessoas que utilizam desse fumo para ''relaxar'', elas sabem dos riscos que correm usando essa substância e mesmo assim usam para ter um alivio placebo do seu temperamento, as próprias industrias de cigarro vem tentando fazer os fumantes largarem esse vicio, pois pode causar dependência, alem de intoxicar o pulmão assim trazendo futuramente problemas respiratórios. Temos que ter cuidado pois é um mau que esta presente no nosso cotidiano. Luis Matheus 2°I

    ResponderExcluir
  38. RAIANNY LEMES 2 j TEM ESCOLHIDO (ingestão de plantas tóxicas ou contato cm a pele)

    Devemos tomar cuidado com que tipo de plantas remos em casa, muitas delas podem acabar nos dando uma dor de cabeça, a comigo ninguem pode é um exemplo de planta perigosa que muitas pessoas tem em casa por causa da tradiçao de afastar mal olhado ou o copo de leite por ser uma planta muito bonita mas muitas das pessoas nao sabem o perigo que elas trazem, a comigo ninguem pode ao ser ingerida os sintomas sao ;queimação, inchaço na boca, língua, palato e faringe, dificuldade para engolir, salivação abundante, vômitos, enjoos, cólicas abdominais, diarreia, entre outros sintomas e ela causa tambem inchaço oq pode levar a asfixia e em contato cm os olhos causa irritaçao, lacrimejamento e inchaço. Por isso que as pessoas devem ter cuidado cm o tipo de planta que tras para casa, a cada 10 casos de intoxicaçao 6 sao em crianças, é importante se informar e pesquisar mais sobre o assunto !

    ResponderExcluir
  39. A droga eh uma substancia quimica que aos pouco vai matando os neuronios, destruindo a saude, acabando com a moral da pessoa, a pessoa vai perdendo a credibilidade diate da sociedade, trazendo desavença entre a familia. A droga engana, no começo tras boas sensaçoes como, prazer, estar bem, como se o mundo girasse ao seu redor, mas no final ela mostra como eh a vida nesse mundo, esse mundo triste, pessoas q se tornam dependentes das drogas, se tornam escravos delas.
    " Como as drogas aprisionam, adoecem a mente e o corpo!
    Elas iludem com sensaçoes que passam rapido e depois vem a realidade angustiante".
    Keren Teixeira - 2° Ano J

    ResponderExcluir
  40. O tabaco foi o maior fator responsável pelas mortes nos Estados Unidos em 1990, contribuindo substancialmente para as mortes relacionadas a neoplasias, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, baixo peso ao nascimento e queimaduras. O aumento do consumo de álcool está diretamente relacionado à ocorrência de cirrose hepática, transtornos mentais, síndrome alcoólica fetal, neoplasias e doenças cardiovasculares.

    Cada substância age no cérebro de uma maneira e são utilizadas pela humanidade com propósitos distintos, podendo estes serem lícitos ou ilícitos. Assim, surgiram classificações para organizar tais substâncias e seus modos de consumo.

    Podemos classificar as drogas quanto ao tipo de ação ou efeito que causam no cérebro dos seus usuários.
    Matheus Henrique 2J

    ResponderExcluir
  41. (drogas naturais) tipos de narcóticos também são chamados de entorpecentes a maconha, que é feita com Cannabis Sativa, e o Ópio, provindo da flor da papoula são drogas naturais podem afetar o cérebro, coração, fígado e pulmões sendo muito prejudicial a saúde o excesso delas pode levar o indivíduo à falecer por conta da parada cardíaca e respiratória. As drogas depressoras causam efeitos no organismo como menor capacidade de raciocínio e concentração, sensação exagerada de calma e tranquilidade, relaxamento, sonolência diminui sensação de dores e dificuldades em fazer movimentos delicados, diminui a capacidade de aprendizagem na escola e a rentabilidade no trabalho.

    Aluna: Nicole Goes de Almeida
    Turma:2° (I)

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  43. Infelizmente somos obrigados a ingerir frutas e verduras totalmente "invenenadas" de AGROTÓXICOS,também temos outras opções, como comprar de ortifrut sem agrotóxicos, porém os alimentos que vem livres dessas substâncias custam 2x mais que as outras, pois tem um preparo mais cuidadoso de cultivo e proteção contra qualquer tipo de praga que possa prejudicar a plantação, muitos de nós consumidores acabamos comprabdo oque vem mais em conta ao nosso bolso, e esquecemos da nossa saude, que hoje em dia esta bem difícil de controlar e acaba sendo afetada pela falta de conscientização dos produtores que sempre abusam do uso do agrotóxico
    Aluna: Kevilyn 2J

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Todos os derivados do tabaco — que podem ser usados nas formas de inalação (cigarro, charuto, cachimbo, narguilé, cigarro de palha), aspiração (rapé) e mastigação (fumo-de-rolo) — são nocivos à saúde. No período de consumo desses produtos são introduzidas no organismo cerca de 4.720 substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 60 substâncias cancerígenas, como agrotóxicos e elementos radioativos. Algumas dessas substâncias tóxicas também são conhecidas como potenciais irritantes, pois produzem irritação nos olhos, no nariz e na garganta, além de paralisia nos cílios dos brônquios. Desse modo, o tabagismo é causa de aproximadamente 50 doenças, muitas delas incapacitantes e fatais, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas.
    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral). O consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de indivíduos a cada ano. Estima-se em 8 bilhões as mortes atribuídas ao tabaco para o ano de 2030, se nenhuma ação efetiva de controle do tabaco for implementada.

    Victor lucas 2:I

    ResponderExcluir
  46. Estima-se em 8 bilhões as mortes são atribuídas ao tabaco até 2030.

    ResponderExcluir
  47. O Brasil está entre os principais consumidores mundiais de agrotóxicos. A crescente produtividade agrícola no país é fator essencial para geração de postos de trabalho e determinante para o desenvolvimento econômico. Assim, para atingir os níveis esperados de produção, a utilização de agrotóxicos é prática comum.1,2

    Na cafeicultura, a utilização de produtos químicos, sobretudo inseticidas e herbicidas, é comumente realizada por homens, mulheres e adolescentes. Os fatores determinantes de risco na atividade com esses produtos referem-se ao uso inadequado, à toxicidade elevada de alguns, à não utilização e/ou utilização incorreta de equipamentos de proteção individual e à deficiência estrutural da vigilância em saúde.3 Excessos de câncer no sistema hematopoiético foram observados em estudo de caso-controle envolvendo trabalhadores rurais na cultura do café.4 Alterações do sistema auditivo e vestibular, distúrbios psíquicos e suicídio estão associados à mesma questão.5,6 Malformações congênitas, hipospádia e morte fetal têm sido observados em filhos de trabalhadores rurais expostos a agrotóxicos.7,8

    ResponderExcluir
  48. A) essas drogas acabam com a pessoas em poucos meses , em anos podemos afirmar que muitas já morreram com o uso , essas pessoas podem ter damos de perder suas famílias, filhos e amigos , sem contar com seu emprego e confiança , drogas são um assunto sério , e deve ser discutido.

    ResponderExcluir
  49. Alessandra Sabina 2 i2 de outubro de 2017 às 16:28

    (D) Esse tipo de substâncias tóxicas, é uma defesa das plantas a seus predadores, pois se os animais consumirem delas, naturalmente irão passar mal e dificilmente iram querer ingerirem novamente.
    Sabendo disto nós temos que tomar cuidados necessários para não ingerir esse tipo de plantas, principalmente com as crianças,que não possui a noção do perigo pois em alguns casos esse tipo de plantas ao ser ingerido pode levar a óbito.
    As plantas tóxicas também são benéficas a nós Seres humanos, pois além de ser belissima purifica o nosso ar tornando-lhe agradável.

    ResponderExcluir
  50. Ariane Silva Cebalho 2°I
    A maconha pode prejudicar a memória de uma pessoa — e isto pode durar dias ou semanas após os efeitos imediatos da droga passarem. Num estudo, foi pedido a um grupo de usuários frequentes de maconha que recordassem palavras de uma lista. A capacidade para recordar corretamente as palavras só voltou a ser a mesma depois de 4 semanas após pararem de fumar a maconha.

    ResponderExcluir
  51. a cada dia q passa o vicio das pessoas no tabaco so aumenta as pessoas ate tenta larga do tabaco mais n consegue porq e m vicio muito dificil de larga e as pessoas q consume o ttabaco sabe das consequencia q pode ocorrer mais na frente
    Fabiana 2i

    ResponderExcluir
  52. POSTAGENS ENCERRADAS.
    PARABÉNS AOS ESTUDANTES QUE REALIZARAM A ATIVIDADE.

    ResponderExcluir